Thiago Salomão entrevistou gestores do XP Macro (Bruno Marques) e do AZ Quest (Alexandre Silvério e Wellian Wang).
XP Macro
Não olham para ações, apenas para o índice Ibovespa. Comparando o earnings yield (inverso do P/E da bolsa) com a NTNB, há espaço para a bolsa andar.
Não olha para as principais economias do mundo (G10) por entender que não possui diferencial frente aos outros. Prefere focar em América Latina.
Bruno entende que é necessário saber o risco que vai tomar, entender em qual tese possui conforto e alocar nela.
Está otimista com atividade econômica, enxerga que recuperação econômica já começou. Inclusive que o PIB será mais saudável, vindo do setor privado (nos outros anos veio principalmente do público). A questão não é acertar na vírgula quanto que o PIB irá crescer em 2020 e sim entender se há sustentabilidade do crescimento ou não.
Sempre tem barulho externo, todo ano a China vai quebrar. O ponto é ter conforto na sua tese de investimento.
SELIC
Com a queda da SELIC, muitos projetos que não faziam sentido em termos econômicos ou que eram muito arriscados agora são discutidos para serem viabilizados.
Taxa de 2% – 20% nos fundos
2% de administração e 20% acima do CDI. Bruno entende que a proposta do XP Macro é CDI + 5%, então não deveria mudar a sua taxação. Mas fundos de renda fixa, com menor risco, acabam ficando com o custo pesado, o que dificulta bater o CDI.
AZ Quest
Atualmente o fundo small cap da AZ Quest está fechado
Long bias x fundo normal -> long bias tem maior liberdade em reduzir exposição à bolsa caso o gestor entenda que faça sentido.
Small cap
Não gostam de ações muito ilíquidas, focam em ativos com valor de mercado entre 10 e 50 bilhões de reais (70% do fundo está neste intervalo).
Inclusive, se a tese de investimento der certo, a ação deixa de ser small cap. Exemplos positivos foram Kroton e Magazine Luiza.
Hoje Kroton tem o desafio de realizar novas aquisições (Cade impediu a tentativa de comprar a Estácio)
Observam setores que possuem grande pulverização e pode ocorrer consolidação (como no setor de locadoras de carros).
Alexandre acredita que teremos vários IPOs este ano e estas empresas terão mais caixa que peers, dando maior oportunidade para consolidação.
Por motivos óbvios, empresas maduras não possuem o potencial de crescimento que uma empresa small cap em um setor que pode sofrer consolidação.
Como ganhar dinheiro
Você ganha dinheiro quando há uma assimetria entre o que está no preço da ação e o que você acredita. Mas lembrar de o que pode ser alterado na empresa para o mercado poder precificar ela.
Clique aqui para participar do Curso de Fundos Imobiliários que estou ministrando
Clique aqui para ler sobre o Stockpickers #36
2 comentários em “Stockpickers #37”