Baroni chamou o Bacci, o Felipe do @investindo_em_fii e o pessoal da Grifi.
IRDM
Fundo chamou uma assembleia para tirar a possibilidade de compra de letras financeiras e flexibilizar a questão de rating.
Eles ficam às vezes à mercê de companhias com rating e acabam tendo de comprar CRIs com taxa baixa (exemplo recente de um CRI da Kroton).
Cartas
Felipe entrou no movimento #cartanão por terem um custo elevado para o fundo (e consequentemente para o cotista). Na discussão lembraram que há aspectos regulatórios que exigem ainda o envio físico. Felipe comentou que se estiver previsto no regulamento, fundos podem fazer comunicação por email.
Governança
Comparando FIIs com ações, FIIs ainda possuem muito a melhorar.
Gabriel (@omeuplanejamento) também que alguns movimentos de FoFs podem prejudicar os cotistas minoritários. Eu entendo que ele falou sobre fazer oferta muito descontada (que FoF adora) e se cotista minoritário não conseguir acompanhar ele acaba sofrendo.
FVBI
Queimei a minha língua
Depois de muito tempo (6 meses), finalmente surge um comprador para o FVBI. BR Properties quer comprar e teremos uma AGE em novembro para aprovar (ou não) a compra.
O valor ofertado é 28.1 k BRL/m2, acima do estipulado de 28 k BRL/m2
BRPR deve comprar o ativo e o administrador (BTG) disse que irá liquidar o fundo. E na liquidação do fundo, se o BTG não tiver o seu custo de aquisição ele irá supor que é zero, então você pagaria 20% de imposto de renda sobre o valor de venda.
É necessário enviar todas as notas de corretagem do FVBI para o BTG. Eu prefiro vender antes, mas vai a decisão de cada um.
Você conhece os relatórios do Desmistificando FIIs? Clique aqui para ver.
Indústria FIIs
A proposta de fundos imobiliários é ter um dinheiro para a aposentadoria, o grande desafio do investidor comum é fazer o acompanhamento.
Financiamento imobiliário deixou de ser público e irá permanecer como algo privado.
Há um número grande de emissões, mas elas (em maior parte) são coerentes.
Fusão de gestores/administradores
Muitos da indústria acham que esse movimento pode acontecer (gestores se unirem), mas conhecendo os players eu entendo que é mais provável termos novas gestoras que fusão de gestoras já existentes. O ego dificulta fusões.
WeWork
Está em dificuldade financeira e pode sair de um ou outro prédio. O mais prejudicado deve ser o ALMI.
Comentaram que preço pode cair, eu entendo o contrário. WeWork sempre tinha contratos agressivos e, como demanda está muito forte para pegar andares de prédios comerciais em SP, acho que troca de inquilino não será traumática.
BCFF
Comentou que irá receber 0.50 BRL/cota no segundo semestre devido ao ganho na justiça na discussão de IR sobre ganho de capital em FIIs.
Destaque foi aumento de posição em BTCR11.
TRXL
BTG vai chamar uma oferta de 17 MM BRL, não falou o destino
TBOF
Hedge, por ter mais de 5% das cotas do TBOF11, está convocando uma AGE para comprar o TBOF por 909 MM BRL (90.54 BRL/cota, contra 91 no mercado atualmente). O ponto é que o comprador é um fundo imobiliário que ainda está pré-operacional.
RBRP
Dividendos vieram baixos, a justificativa é que ainda não concluíram o retrofit do prédio na Amauri e dividendos BPML devem cair em breve.
Estão carregando FIIs de yield alto com foco no ganho de capital (RBVA, XPLG e HSML).
VGIR
Tomaram CRIs: (i) Upcon 7S, CDI + 8%; (ii) Ditolvo 169S, CDI + 6%
Estão com 68% de caixa em setembro/19.
Arthur discutiu com Paola Porto o crowdfunding imobiliário. Clique aqui para ver o artigo que a Paola publicou.
Crowdfunding imobiliário é um funding colaborativo para determinado projeto.
Houve uma regulamentação em 2017 para dar maior segurança jurídica
CVM implementou um limite máximo de captação (5 MM BRL) e só pode ser para empresa de pequeno porte (receita bruta anual de 10 MM BRL).
Cada investidor pode investir 10k BRL ou 10% da renda bruta anual.
Dados gerais
Crowdfunding imobiliário captou 46 MM BRL em 2018, o valor médio foi 1 MM BRL e o ticket médio foi 5 k BRL
Ao contrário dos FIIs, é uma operação de dívida, normalmente um mútuo.
Há uma rentabilidade mínima e alguma performance adicional caso projeto dê certo.
Clique aqui para ver a última entrevista do Baroni e do Arthur
2 comentários em “Baroni + Arthur + #cartanão”