Coffee Stocks #15 #16 #17 #18 #19

Lives da semana de 13 de abril de 2020

Coffee Stocks #15

Thiago Salomão conversou com Guilherme Giserman, estrategista global da XP Investimentos

Bolsa americana

É preferida pois a trajetória de crescimento era mais saudável que no Brasil.

Eles podem imprimir dólar e a qualidade dos ativos é superior. Imprimir dinheiro pode até gerar inflação, mas as empresas de tecnologia geraram um impacto desinflacionário na economia.

Stock picking

Teremos vencedores e perdedores dessa crise, além do que algumas mudanças estruturais vieram para ficar.

Ações de growth ganharam das ações de value, entendemos que agora a dinâmica será o contrário.

Antes era FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google) e agora temos a ZANP (Zoom, Amazon, Netflix e Peloton).

A gente adiantou 10 anos de digitalização em 1 ano e isso pra mim veio pra ficar.

ETF

IVVB11, SPXI11 e o fundo do Morgan Stanley Global Opportunities

Cash is trash?

Hoje cash is king, mas em um período mais longo cash is trash mesmo.

USDBRL

Dólar não deve cair no curto prazo, seja pela impressão de dólar ou pelas idiossincrasias de Brasil/EUA

Disney

Empresa muito boa e não para de inovar. Regra do Taleb: se uma coisa existiu e foi bem sucedida nos últimos 100 anos, ela deve continuar existindo mais algumas vezes disso

Sell in may and go away?

É possível mercado subir mesmo com aumento de desemprego. Em média demora uns 15 meses para a recuperação do valor das ações globais. Recuperação em V raramente acontece.

As bolsas normalmente atingem os menores valores 2 meses antes do pico de pedidos de seguro desemprego e 4 meses antes do fim das recessões econômicas.

Melhor live

Live que o Ray Dalio fez na semana passada:

Coffee Stocks #16

Thiago Salomão conversou Gustavo Almeida, analista comportamental da Spiti

Experiência em investimentos

Quanto mais experiência você tem, mais disposto a tomar risco você está. Se você é um gestor e o teu negócio fica maior, sua responsabilidade perante a carteira aumenta. Porém, cada crise tem um vilão diferente. Se todo mundo soubesse quem é o vilão, todo mundo se prepararia para bater o vilão, a crise não traria uma surpresa

A dinâmica era sempre a mesma: queda era oportunidade de compra. Aí quando vemos uma queda forte como tivemos, muitos investidores descobrem que estavam mais expostos que gostariam

As crises possuem semelhanças

Em 2008, o mercado já havia recebido sinais relacionados aos problemas de liquides dos bancos. Dessa vez, o coronavírus começou ao final de 2019 e os investidores ignoraram

Segunda semelhança, em 2008 tivemos uma intervenção inesperada da SEC no mercado americano de que os investidores não poderiam entrar vendido. Isso deu início ao colapso. Agora foi o lockdown. A intervenção é quando você aceita que existe um problema.

Questão comportamental x performance S&P

Em termos práticos não houve um dado para marcar máxima/mínima do S&P. Houve construção de uma narrativa em cima de uma expectativa do que poderia acontecer.

Houve um exagero de curto prazo e os mercados foram se ajustando.

Melhor live

Coffee Stocks #17

Thiago Salomão conversou com Walter Maciel, CEO da AZ Quest

Otimismo agora?

Continua otimista para longo prazo, mas o curto prazo é difícil. As pessoas finalmente se conscientizaram da necessidade das reformas, de o país ser mais eficiente. Voltamos algumas casas e teremos que subir a ladeira novamente.

Dinâmica de mercado

Da low para hoje a bolsa já subiu 30%. Acredita que não volta para o fundo do poço. As pessoas vão buscar empresas que irão atravessar bem a crise. Que são as empresas dominantes, grandes. O problema das empresas de turnaround é quase nunca conseguem virar.

Crise

Não devem ficar nesse patamar. A crise é profunda, governos agiram rapidamente, mas estamos sacrificando crescimento futuro para resolver o problema agora.

Todo mundo piorou, mas todo mundo vai crescer menos. Quanto menor o crescimento, menor a demanda, inflação mais baixa e juros mais baixos ainda no Brasil e no mundo.

Alocações

Quando SARS aconteceu em 2002 – 03 na China, houve um grande impulso para vendas online. Teremos mudança de hábitos de consumo no Brasil e Magazine Luiza será beneficiada.

E temos o setor de carnes. Quem quer ser um país geopoliticamente relevante precisa cuidar da sua imagem. China precisa melhorar suas condições sanitárias. Comprado em JBS

Comprado em Localiza pois ela vai perder muitos concorrentes.

Melhor live

Coffee Stocks #18

Thiago Salomão conversou com Fabio Alperowitch, da Fama Investimentos

Mudanças na carteira

Giro sempre foi pequeno, mas como as quedas foram uniformes, surgiram oportunidades. Compraram LINX, LREN. Aumentaram GNDI. Principais posições hoje são LREN e GNDI.

Nossa leitura é que as seguradoras de saúde vão sair muito bem da crise. Diferentemente do que o mercado inicialmente pensou, as pessoas devem postergar a ida ao médico, ninguém vai fazer exame, todo mundo posterga ou adia a ida aos hospitais, cirurgias, enfim, a sinistralidade deve diminuir e deveremos ver bons resultados esse ano. Tem a questão da telemedicina também que deve baratear os custos dessas seguradoras.

Existe o risco de termos uma maior sinistralidade nos meses seguintes, mas concordo com ele no curto prazo.

Como controlar o emocional nas quedas?

Empresas fortes costumam sair das crises até mais fortes do que quando entraram. Um pouco de cabelo branco ajuda a ficar calmo nessas horas.

ESG

Sustentabilidade não é só plantar árvore, como muita gente pensa, mas sim pensar no longo prazo, ser longevo e considerar características sócio ambientais dentro do seu negócio. Tratar mal os funcionários da empresa gera alta rotatividade de empregos, estresse na equipe e não é sustentável, por exemplo. Empresas que exercem o ESG são empresas que colocam em prática medidas que garantem a longevidade e perenidade da empresa no longo prazo.

Greenwashing

O greenwashing é quando você tenta mostrar o que não é. É como se vestir para ir numa festa sendo que nem banho você tomou. E a crise coloca isso em evidência, muitas empresas pareciam adotar os princípios do ESG mas eram só aparências. Por exemplo, empresas que demitiram em massa na crise terão que arcar com algumas consequências no futuro (ações trabalhistas e dificuldades na hora da recontratação). Tem greenwashing em todos os campos, tanto em empresas como os próprios gestores. O gestor que, de fato, quiser adotar as práticas do ESG deve deixar de lado empresas como Vale, Petrobras ou JBS, para citar alguns exemplos.

Melhor live

Coffee Stocks #19

Thiago Salomão conversou com Pablo Spyer, trabalha na Modal.

Minuto Econômico

A proposta era trazer clientes para a corretora e se inspirou no pai que era jornalista.

Uma mistura de Jim Cramer com Aqui Agora.

Um comentário em “Coffee Stocks #15 #16 #17 #18 #19”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.