Thiago Salomão entrevistou João Braga da XP Asset e Walter Maciel da AZ Quest.
Trade diário
Quando bolsa está nos 100k, há um excesso de otimismo. Quando está nos 92k, há muito pessimismo. E Braga fica arbitrando esse intervalo. A questão é se o índice sai da banda (como saiu). Braga diferencia estratégia de curto prazo (compra no 92k, vende no 100k) contra médio/longo prazo.
Braga lembra que é muito difícil de ser contrarian. Ser o único sóbrio da festa não é fácil.
Brasil
Hoje a lição de casa é interna, não temos dependência forte de ambiente externo como outros países. Brasil está hoje em um ciclo diferente dos outros. Está saindo da crise, enquanto outros podem entrar.
Alavancagem operacional
Podemos dividir os custos entre fixos e variáveis. Os fixos iremos pagar de qualquer jeito e os variáveis dependem da quantidade de produtos vendidos. Quando o custo fixo é muito alto, a partir de um certo número de produtos vendidos, passamos a ter uma mudança significativa que o custo marginal de um produto vendido a mais é quase zero (aumentando de maneira relevante a margem).
A bolsa se mexe por crescimento de lucro das empresas e não por PIB. O que está na bolsa não é impacta o PIB na mesma proporção.
Walter comenta que o governo está quebrado e vai permanecer quebrado por muito tempo. Então deve-se apostar no protagonismo da iniciativa privada.
PIB
Pela ótica da demanda, podemos quebrar o PIB em Investimento + Governo + Consumo + (Exportações – Importações)
Gastos do Governo serão decrescentes
Exportações – Importações -> estamos positivos mas não se espera um crescimento forte
Consumo irá crescer, mas irá demorar ainda
O que sobra é o Investimento, que o Governo atual está incentivando via privatizações e concessões
Gringo
Por falta de opção e pela história a ser contada, gringo vai investir no Brasil (eu discordo, Brasil não é tão relevante assim para o gringo).
ENEV
HIX investiu em 2016 após período de recuperação judicial e gostava da companhia por causa da sua previsibilidade de fluxo de caixa (PPA de longo prazo). HIX foi âncora no re IPO da companhia.
ENEV fez turnaround financeiro e operacional. Sem colocar em conta novos projetos, case ainda tem muito upside.
QUAL
É a XP da saúde, por ser uma plataforma.
Não havia necessidade de ela existir, mas por lobby criaram ela. E virou meio que monopolista.
É um intermediário entre quem oferece produtos e entidades de classe.
Sim, possui governança ruim. Mas Braga está se esforçando para melhorar governança da companhia (muitos fundos não investem em empresa com governança baixa).
LAME
Em geral, quando você acha um modelo bom você replica ele até não poder mais. Mas não consegue ter uma nova loja sempre em localizações ótimas. Vai piorar um pouco, os retornos marginais são decrescentes. Isso aconteceu com Hering, mas não com LAME.
LAME parou de reportar melhoria em margens e Braga ficou reticente. Vai entrar novamente no papel quando ela passar a demonstrar melhorar.
Bancos
Walter entende que bancos possuem muito a ganhar com estabilidade econômica, por poderem dar mais crédito e oferecer serviços financeiros (IPO, etc).
BRF + MRFG
Fusão não faz sentido, não tem sinergia. Vai ter uma grande complexidade operacional e política (quem vai mandar).
STNE
Braga olha para setor de máquinas de pagamento e vê que ele é muito competitivo. Stone não é uma empresa de tech, apenas uma competidora no setor de meios de pagamento.
Mercado tem medo (hipótese faz sentido), mas medo é infundado. Com exceção do Santander, nenhum gringo conseguiu entrar no Brasil.
Estatais
Braga tem muito preconceito com estatais, mas se preocupa em fazer gestão sem preconceito
Agora é hora de ter estatais pois existe a possibilidade de privatizarem elas.
Você aposta na PN se acredita na venda das partes e na ON se entende que vão vender a companhia inteira.
CPLE
A maior demanda do setor de energia elétrica é EQTL, ela é constantemente atualizada. Ninguém olha CPLE, é o patinho feio. Sell side demorou para atualizar modelo -> oportunidade.
Rock x IBOV
Beatles -> ITUB, por estar bem por tanto tempo.
Sepultura -> PETR, por ser mais hard core
Mamonas -> grupo X, por decolar e depois morrer
Frases
Não shortear empresa boa pois ela entrega.
Não conheço pessimista que ficou rico.
Clique aqui para ler sobre o Stockpickers #6
Um comentário em “Stockpickers #7”