Arthur entrevistou a Rio Bravo e aprofundou a discussão sobre o RBVA.
Histórico do fundo

Everton disse que o fundo foi criado em um momento que bancos queriam vender ativos para se adequar às regras de Basileia (2012 – 13).
AGCX foi criado para possibilitar a expansão da Caixa, por exemplo.
Depois entramos em uma crise no Brasil e estratégias de expansão foram revistas. Na verdade, por causa da digitalização, o que vemos hoje é uma redução do número de agências.
Proposta RBVA
Rio Bravo converteu AGCX em RBVA (Rio Bravo Varejo) e possui como proposta reduzir exposição ao risco Caixa. Por alto ele comentou que deveria ter no máximo 10% de exposição à Caixa no futuro.
Everton tocava shoppings na Rio Bravo anteriormente e pensa em levar algo parecido ao RBVA: stripmalls, ter dominância em algumas ruas de varejo. Varejo de rua pertence a pequenas famílias, o que torna difícil de comprar muitos ativos de uma vez só.
Hoje o RBVA quer diversificar inquilinos
Everton comenta que, pelo porte atual do fundo, há empresas de varejo que já procuram ele para discutir sobre potenciais imóveis livres para acomodar a expansão das lojas
Ativos recentemente comprados
NOBU -> quer fincar o pé na inauguração de Shopping da JHSF em 2020 na Haddock Lobo.
Paulista x Pamplona -> Centauro deve inaugurar a loja no primeiro semestre de 2020
Vendas
Vendas foram pontuais, houve demanda ativa de compradores por ativos que a Rio Bravo considera como não core.
Regularização de ativos da Caixa
Ainda faltam 17 ativos para serem regularizados, sendo que a regularização depende do proprietário (Caixa). Everton lembrou que, por contrato, podem devolver estes ativos à Caixa pelo preço de compra + inflação.
Incorporação do SAAG
Hoje o regulamento do RBVA está ok, é melhor SAAG ser incorporado pelo RBVA que fazer uma fusão ou esperar ter risco de revisional com o Santander.
Na minha visão é algo positivo para cotistas do SAAG (reduz risco Santander), mas negativo para cotistas do RBVA (aumenta exposição a agências). Para a gestora é positivo por consolidar em apenas 1 fundo seus ativos de varejo.
Clique aqui para ler o último vídeo do Arthur