O futuro do RBVA

Arthur entrevistou a Rio Bravo e aprofundou a discussão sobre o RBVA.

Histórico do fundo

Everton disse que o fundo foi criado em um momento que bancos queriam vender ativos para se adequar às regras de Basileia (2012 – 13).

AGCX foi criado para possibilitar a expansão da Caixa, por exemplo.

Depois entramos em uma crise no Brasil e estratégias de expansão foram revistas. Na verdade, por causa da digitalização, o que vemos hoje é uma redução do número de agências.

Proposta RBVA

Rio Bravo converteu AGCX em RBVA (Rio Bravo Varejo) e possui como proposta reduzir exposição ao risco Caixa. Por alto ele comentou que deveria ter no máximo 10% de exposição à Caixa no futuro.

Everton tocava shoppings na Rio Bravo anteriormente e pensa em levar algo parecido ao RBVA: stripmalls, ter dominância em algumas ruas de varejo. Varejo de rua pertence a pequenas famílias, o que torna difícil de comprar muitos ativos de uma vez só.

Hoje o RBVA quer diversificar inquilinos

Everton comenta que, pelo porte atual do fundo, há empresas de varejo que já procuram ele para discutir sobre potenciais imóveis livres para acomodar a expansão das lojas

Ativos recentemente comprados

NOBU -> quer fincar o pé na inauguração de Shopping da JHSF em 2020 na Haddock Lobo.

Paulista x Pamplona -> Centauro deve inaugurar a loja no primeiro semestre de 2020

Vendas

Vendas foram pontuais, houve demanda ativa de compradores por ativos que a Rio Bravo considera como não core.

Regularização de ativos da Caixa

Ainda faltam 17 ativos para serem regularizados, sendo que a regularização depende do proprietário (Caixa). Everton lembrou que, por contrato, podem devolver estes ativos à Caixa pelo preço de compra + inflação.

Incorporação do SAAG

Hoje o regulamento do RBVA está ok, é melhor SAAG ser incorporado pelo RBVA que fazer uma fusão ou esperar ter risco de revisional com o Santander.

Na minha visão é algo positivo para cotistas do SAAG (reduz risco Santander), mas negativo para cotistas do RBVA (aumenta exposição a agências). Para a gestora é positivo por consolidar em apenas 1 fundo seus ativos de varejo.

Clique aqui para ler o último vídeo do Arthur

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.