Thiago Salomão e Matheus Soares entrevistaram Pedro Menezes da Occam e Bruno Garcia da Truxt
Long/short
A liquidez melhorou muito após 2004, por ter mais IPO e medo em relação ao Lula reduzir.
O short é bastante desafiador, o timing de vender um papel nunca é óbvio. Uma alternativa que encontraram foi ficar vendido via índice (por ter maior liquidez e não tomar squeeze).
“Estar certo no momento errado é estar errado”.
Long bias
É o veículo favorito por ter maior liberdade. E por isso o veículo mais difícil de justificar quando não entrega performance (na minha opinião). Comparam com CDI quando bolsa cai e comparam com bolsa quando bolsa sobe.
Banco Inter
Case que vai entregar crescimento, ao contrário dos bancos grandes (mas já estão pagando muito na frente, na minha visão).
Occam faz um pool de novos papéis (BTG, BIDI, PAGS, STNE) que entende que deve ter um desempenho melhor que o IBOV.
B3
Case de boa qualidade e uma empresa permanentemente cara.
Houve introdução de concorrência na Austrália e hoje a bolsa australiana possui margens maiores que a B3. Eu entendo que B3 é um case estilo Cielo (margens altas e um grande mercado potencial), a diferença é a barreira de entrada (maior na B3).
Discutiram sobre ter dono ou não e concordo que quando a empresa não tem dono ela costuma tomar decisões de maneira mais lenta. Cielo é um case que reforça essa tese, enquanto Renner é um case que quebra essa tese.
IRB
É a resseguradora mais lucrativa do mundo e uma boa parte é fora do Brasil, a margem de lucro dela deveria em algum momento convergir para peers globais.
Existe a alta exposição ao Banco do Brasil, mas em termos gerais é realmente uma boa companhia que permanentemente surpreende o consenso.
Gestores deveriam (ou não) expor suas teses de investimento?
É bom por ser acessível a clientes, mas ao mesmo tempo cria uma questão de orgulho por ter dificuldade de mudar de ideia após fazer call público.
O ponto do gestor é “errar pequeno e poder mudar de ideia rapidamente”.
Ancorar oferta (IPO)
O trunfo é ficar próximo do management e ter uma maior interação com eles.
Frases
Nem o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, e sim o que se adapta melhor.
É melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo que uma companhia justa a um preço maravilhoso.
2 comentários em “Stockpickers #26.2”