Thiago Salomão entrevistou Rodrigo Galindo da Novus Capital e Bruno Barreto da IP.
Fundos multimercado
Estamos vivendo a realidade de juros mais baixos, o que dificulta multimercados de ganharem dinheiro. Uma alternativa seria ter maior exposição à bolsa
Gestão de equities
Antes gestor se diferenciava apenas por fazer uma análise simples da companhia, hoje é importante entender bem os negócios para poder investir.
Diferencial Rio de Janeiro
Tem tradição, bolsa no Rio de Janeiro era mais relevante. Falta oportunidade em outros segmentos e há continuidade de formação de talentos nas faculdades.
Processo de entrada de ações no portfólio
IP
Se uma empresa reporta um retorno bom por um bom tempo, isso inevitavelmente irá se refletir no preço da ação.
Encontrar empresas com ROIC alto, entender as vantagens competitivas, o histórico da companhia e se é tocada por pessoas que realmente entendem o que está acontecendo.
É necessário ter confiança no management, pois ele possui o poder de decisão e você corre o risco de execução dele.
Entender como o management pensa e como ele se adapta nas crises. Eu entendo que às vezes é melhor ter um upside menor e um management melhor que um upside fenomenal e um management que só destrói valor da companhia.
Lembrar que mesmo em ambiente macroeconômico desafiador, algumas empresas conseguem gerar valor (LREN).
IP (ao contrário de várias assets) não possui divisão setorial na cobertura de ações, define responsáveis por cada empresa.
Novus
Tem visão top down, aloca de maneira setorial. Tenta entender quais setores irão outperformar/downperformar nos ciclos econômicos. Ficou vendido em varejo durante a crise, por exemplo.
Trade da vida
Bruno -> Itaú/Itaúsa: empresa redonda, sempre entregou um bom ROE.
Rodrigo -> Ambev
Maior erro
Incorporadoras, Rodrigo errou timing de queda de juros (iria beneficiar incorporadoras) pois 2018 foi um ano muito volátil.
Frase
Regra 1: não perca dinheiro. Regra 2: não se esqueça da regra 2
Leia também sobre o stockpickers #26.3 clicando aqui