Evento do Tio Huli em São Paulo 8/jun/19

Um evento que pude falar com bastante gente e ouvir visões diferentes da minha. Segue um longo resumo abaixo.

Flavio Batista

Colaboradores e clientes são pessoas, logo entender pessoas é chave para qualquer negócio.

Na fábula do rato medroso, ele contou que um rato estava cansado de fugir dos gatos e pediu a um gênio para ser um gato. Depois descobriu que cachorros corriam atrás de gatos e quis ser um cachorro. Aí viu que onça era mais perigosa e quis ser onça. Mas o ser humano caçava a onça.

O gênio então ficou de saco cheio e transformou ele em rato novamente, pois ele sempre teve mentalidade de rato. Leia o livro “Os Segredos da Mente Milionária” umas 10 vezes até efetivamente a mudança de mentalidade entrar na sua cabeça.

Não antecipe a vitória, construa a sua jornada.

O risco vem de você não saber o que está fazendo.

A melhor maneira de vencer os seus medos é aprender sobre ele.

Ou gerencie o risco ou reduza a exposição.

Felipe Cassins

Ele é um day trader, mas foca apenas em opções de Petrobras (por causa da sua maior liquidez). Foca em calls de PETR4.

Por algum motivo, ele dorme mais tranquilo operando opções por entender que opção não é um mercado de soma zero (para alguém ganhar, outro precisa perder), como o mercado de moedas. Eu não tenho essa preocupação.

A proposta dele é comprar a opções fora do dinheiro, com gasto máximo de 15 centavos na call e tentar revender com 1 centavo de lucro no mesmo dia (day trade).

O único problema é se não há comprador para determinada opção, ou seja, se no livro de ofertas há vendedor da opção no preço de 1 centavo.

Ele opera normalmente 4 opções diferentes de Petrobras e consegue, de certa maneira, se proteger de uma possível falta de liquidez de determinada opção.

Não lê notícias, apenas anota os horários de determinados eventos para ter consciência de quando haverá maior fluxo. Concordo com ele, se você não sabe se tal dado vai ser positivo ou não, melhor não criar teorias mirabolantes para ele.

Não gosta de usar Black & Scholes por não ver uso prático.

A variável grega que mais acompanha é o teta (tempo), pois a opção deveria valer menos à medida que vai se aproximando do seu vencimento.

Não usa robô pois acha difícil aplicar a sua linha de raciocínio em uma programação, prefere fazer manual.

Fabio Figueiredo

As pessoas normalmente vão para a bolsa por causa da mídia convencional. Descobrem que para ter um retorno adicional precisam tomar mais risco, mas infelizmente descobrem que ganhar dinheiro na bolsa não é algo óbvio.

Embora muitas pessoas sonhem com isso, fazer market timing (comprar na low) é muito difícil.

Ambas análises técnica e fundamentalista não conseguem prever o futuro e possuem um grande peso na subjetividade, o que acaba levando a vieses emocionais.

Os principais vieses que as pessoas possuem são: (i) confirmação: apenas observa dados que reforcem a sua tese; (ii) retrospectiva: foca demasiadamente em dados passados; (iii) aversão a perda: preferir evitar perdas que ter o risco de obter mesmo ganho

O lado positivo de ter uma abordagem objetiva é poder testar, atualizar e confrontar ela.

Fabio comentou que diversifica com várias estratégias diferentes.

Luis Fernando Roxo

Já quebrou 3 vezes, sempre com opções.

Vai abrir um fundo quant agora, com seed de 30 MM BRL.

Admira bastante a opcionalidade: perdas são pequenas, mas os ganhos potenciais são enormes (curva convexa).

Bateu bastante na tecla de que opções não são apenas para perfis mais agressivos e sim podem funcionar como uma estratégia para defender a carteira.

Eu pessoalmente prefiro reduzir a posição se estou desconfortável com algo, ao invés de deixar a estrutura da minha carteira mais complexa.

A sua estratégia mais popular é a estratégia do pozinho: ir comprando opção recorrentemente e esperar que aconteça algo que pague todas as suas opções e ainda tenha um bom lucro. Mas lembrou que poucas pessoas possuem interesse em perder várias vezes e ganhar um grande quantidade uma vez só.

Roxo não gosta de ver volatilidade da carteira e sim a exposição, o quanto você pode efetivamente perder se algo ocorrer.

Se for proteger a sua carteira, veja se faz sentido fazer proteção via opções índice pois costumam ser mais baratas. E se puder operar opções nos EUA, terá preços ainda mais baratos.

Roxo gosta de trabalhar várias estratégias ao mesmo tempo.

Vicente Guimarães

Superando o forte viés marketeiro da palestra, comentou sobre value investing e a diferença entre preço e valor.

Preço é o que você paga (expresso monetariamente), enquanto valor é o quanto aquilo significa para você. Valor está ligado à utilidade daquele bem e à sua escassez (pense em uma obra de arte: valor diferente para várias pessoas).

Precificação é um processo para determinar o preço e quem determina o preço é o mercado, normalmente através de oferta/demanda/estoque. Com a interação de compradores e vendedores há uma precificação.

Mais simples e mais uniforme o produto, mais fácil de fazer a precificação. Mas quando migramos para algo com personalização, um determinado serviço, é mais difícil de precificar. Cada um apregoa um valor específico a ela.

A assimetria existe quando há uma diferença entre o preço e o valor de determinado ativo.

Entenda a perspectiva de crescimento futuro da geração de caixa da companhia.

Não dá para explicar todos os movimentos do mercado no curto prazo, foque no longo prazo.

Valuation não é algo fixo, ele é ajustado à medida que novos eventos/resultados são divulgados.

O preço de mercado “tende ” a encontrar o preço justo da ação e ambos tendem a acompanhar o lucro no longo prazo (prefiro ver geração de caixa).

O melhor valuation é o valuation mais simples, o ponto mais importante do valuation é a sensibilidade das premissas utilizadas.

Entenda bem a história da companhia e se as promessas feitas pelo time de gestão foram cumpridas ou não.

Leandro Benincai

Não desenvolva metas para a sua vida, pois elas inevitavelmente acabam. Foque em processos, pois eles são duradouros.

Hábito é uma maratona, é para o longo prazo. Ter pouco esforço por muito tempo.

Richard Rytenban

Internacionalize seus investimentos.

A tomada de decisão precisa ser racional, aprenda a surfar as grandes ondas do mercado e não fique preso a comprar na low do mercado.

Richard usa 4 indicadores para definir se estamos em um momento de alta ou de baixa: VISA -> Valoração, Indicadores antecedentes, Sentimento e Ações de preço.

Entende que bolsa americana está cara e bolsa brasileira está neutra.

Dá para ganhar dinheiro contra a manada? Não necessariamente, eu acho errado se posicionar contra um ônibus descendo a ladeira só porque ele está na contramão. Isso é se machucar de graça.

Richard entende que dias de volume alto representam grandes players se posicionando, portanto representam suporte ou resistência.

Não veja apenas um indicador antecedente, mas vários. Richard usa o IACE da FGV.

É muito importante ter pensamento contrário para poder surfar a onda e não simplesmente compor a onda.

Richard também recomendou o livro abaixo para entender que você não controla eventos, mas pode muito bem controlar a sua exposição financeira caso determinado evento ocorra.

Tiago Reis

Principais empresas brasileiras estão perdendo market share, por variados motivos (bancos digitais, cervejaria artesanal, desinvestimento, evento de Mariana).

E, a cada dia que passa, é mais fácil criar uma marca. Não é mais necessário divulgar no Jornal Nacional. Os ativos intangíveis passaram a ter maior importância, o capital deixou de ter relevância.

Principais pontos

  1. foque no ataque, não na defesa; focar em crescer receita e não cortar custos
  2. todo conhecimento está disponível na internet, usufrua disso
  3. leia bastante
  4. comece a gerar negócio na internet, todo mundo fora da internet está perdendo market share (livro Capitalismo sem Capital acima)
  5. distribuição é mais importante que produto (caso das principais empresas listadas -> oferecem o pior produto mas ganham dinheiro por causa da distribuição)
  6. custo do erro é baixo, quantidade é mais importante que assertividade
    1. upside alto e risco baixo -> fazer
    2. upside baixo e risco alto -> não fazer
    3. upside ok e risco ok -> talvez
  7. networking 2.0 -> agregar valor aos outros antes de pedir favor
  8. tenha referências sólidas
  9. poupe o máximo que puder

Comentou sobre o modelo de Yale: investir em ativos de renda variável com baixa correlação (Dahlia Capital também usa essa tese).

Ativos recomendados:

SUZB/TIET -> gosto de SUZB, inclusive comprei recentemente; não gosto muito de TIET, prefiro SAPR por ter upside maior

FIIs não possuem muito upside, está entrando em ofertas por oferecerem os mesmos ativos a um preço mais baixo -> ainda há oportunidades em FIIs (como TBOF) e não participei de muitas ofertas, por alguns demorarem bastante em alocar ativos e outros não falarem aonde vão efetivamente alocar.

GOOG/FB/APPL/WFC empresas de tech que dão lucro e um banco a um valuation baixo -> gosto da exposição de tech (embora não tão convicta quanto o Tiago) e prefiro bancos argentinos (1x P/B).

BABA/YY empresas chinesas que caíram recentemente e ele acha que são boas oportunidades -> eu acho que guerra comercial pode piorar mas o índice A shares da China está na lama. Focar em empresas de tech chinesas faz sentido.

Tiago quer investir em startups, mas ainda está tateando este setor. Rafael Rio Torto perguntou se preço importava ou não (comprar por x ou 2x para depois vender por 100x) e não chegaram a um consenso. Mas Tiago reiterou que preço é importante para ele.

Stefanno Dias

Entende que vacância no Rio está alta e Rio deve demorar para sair da crise.

Comentou que custo de carrego em imóveis vazios é ruim e gosta de comprar FIIs diversificados (com exceção de FII monoativo de shopping).

  1. pare de fazer coisas em que você tem mais a perder que a ganhar
  2. ter dinheiro é ter liberdade
  3. quem quer emagrecer não pode olhar a balança todo dia (foque no longo prazo e não se desespere no curto prazo)
  4. todo mundo trabalha com vendas
  5. menos é mais, simplifique a sua vida
  6. pratique gratidão e aprenda com seus erros/dos outros
  7. networking é convexo

Não olhar apenas para um indicador, olhar para pelo menos 3

  1. avaliar dividend yield (focar no futuro, não no passado)
  2. ver se o ativo depende exclusivamente de um inquilino
  3. FII possui proposta de ser monoativo ou não

4 comentários em “Evento do Tio Huli em São Paulo 8/jun/19”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.