FIIs citados: FIIP11b, VLOL, EDGA, XTED, MAXR, GSFI
FIIs que possuo: VLOL, EDGA, XTED, GSFI
FIIP11b
Locatária deixou de pagar aluguel e irão distribuir menor dividendo. Como o inquilino representa em torno de 20% do aluguel, ele deve ser Lojas Leader (em recuperação judicial) ou Danfoss.
VLOL
Dois fatos relevantes. O primeiro sobre a rescisão do Apontador e atraso no pagamento da LBS. O segundo sobre a ação de execução extrajudicial do fundo contra a Ford.
O Apontador, que tinha contrato até nov/21, irá fazer rescisão antecipada do contrato de locação. Ele representa 13% do ABL do fundo e os rendimentos irão cair em torno de 9%.
Haverá multa de 3 aluguéis mensais e vacância irá subir de 7% para 20%.
Fundo comentou também que a locatária LBS pagou o aluguel atrasado de março, mas não pagou o aluguel de abril.
Houve o acordo com a Ford e ela irá pagar 19 mil reais por mês em vinte meses por causa do IPTU/aviso prévio/aluguel.
EDGA
Conforme definido em AGE, romperam contrato com a TSP Participações e tiveram que pagar uma multa por causa disso. (0.4 MM BRL).
Uma nova AGE será realizada em junho para decidir quem será o novo prestador de serviços de consultoria imobiliária.
Alvarez & Marsal irá pegar uma parte da sala 401, deixando a vacância estável em 18.3%. Ocean Rig saindo de ABL de 348 m2 e Alvarez & Marsal entrando em ABL de 339 m2 (líquido negativo de 9 m2).
XTED
Há a convocação de uma AGE no dia 17 de junho de 2019, para discutir sobre (i) a terceira emissão de cotas; (ii) troca de administrador do fundo (se bem que o correto era trocar gestor e administrador); (iii) redução da taxa de administração; (iv) ajuste no regulamento.
Não comentaram sobre o preço de emissão (que será definida na AGE), mas afirmaram que valor mínimo da oferta será 30 MM BRL (podendo chegar a 250 MM BRL).
Já possuem opção de exclusividade assinada com dois imóveis, totalizando 42 MM BRL, o que viabiliza o valor mínimo da oferta.
Se a oferta for bem sucedida e captarem 250 MM BRL (Atlântico Office com valor patrimonial de 24 MM BRL iria representar menos de 9% do fundo), o time de gestão atual acredita que dividendos possam ser pagos já no 4T19.
O gestor inclusive comenta que usa como premissa o Atlântico Office estar locado a partir de dez/19, vamos ver como anda a negociação com a empresa de educação.
As principais mudanças solicitadas no regulamento são o fundo poder comprar CRI/LCI/FII e não haver limite para esses ativos.
A taxa de administração atualmente é 0.2% sobre o valor patrimonial, enquanto a taxa de gestão é 1% sobre o valor de mercado. Querem consolidar tudo em 1% do valor de mercado.
Haverá cobrança de performance sobre IPCA + 6%. Como o fundo caiu muito, fica o questionamento sobre a partir de qual data que irá ser cobrada a taxa de performance.
Embora eu acreditar que uma mudança completa seja melhor, gosto de ver um protagonismo maior da gestora atual para renovar o XTED. Como sempre digo, tendo distribuição de dividendos por parte do FII gera uma demanda maior por investidores e consequentemente ele fica mais visado.
No aguardo da definição do preço da oferta.
MAXR
Consultor imobiliário não irá renovar o contrato com o fundo, administradora irá convocar AGC no futuro para contratar uma nova consultora imobiliária.
GSFI
Anunciou venda do Shopping Suzano por 250 MM BRL (em linha com laudo do prospecto), mas dinheiro será utilizado para pagar as dívidas garantidas pelo Shopping Suzano. Sobram 10 shoppings no fundo.
VILG
Fundo adquiriu 100% de 3 módulos no Jundiaí Business Park (12.270 m2 de ABL) por 30.4 MM BRL, implicando em 2.475 BRL/m2 (o que eu considero um preço bom).
Comentaram que no curto prazo (30 dias) devem comprar mais um módulo e concluir a alocação de recursos da segunda oferta. Parabéns à Vinci, estamos no aguardo da alocação no fundo de shoppings.